
O Borzói é uma raça de cães desenvolvida na Rússia. Os originais foram importados da Arábia por volta de 1600, por um nobre russo, e foram cruzados com o Collie e outros cães de trabalho da Lapônia.
Aparência
É um cão no mínimo exótico, com a cabeça longa e fina típica dos Lébreis, focinho com stop pouco pronunciado, trufa obrigatoriamente preta, olhos oblongos sempre escuros, orelhas mantidas para trás. O tórax é estreito, o dorso é arqueado e a cauda é portada baixa, ligeiramente curva. Mede entre 71 e 75 cm, sua pelagem é longa, ondulada e forma mechas, e é aceita nas cores branco, amarelo em todas as tonalidades, fulvo sombreado de negro (mantado), as cores podem ser sólidas ou manchadas sobre fundo branco.
Temperamento
Seu temperamento é dócil, extremamente fiel e apegado aos donos, reservado, e deve ser educado com delicadeza. Pode viver em casa, mas necessita de galopadas eventuais ao ar livre para poder se exercitar.
Utilidade
Foi desenvolvido para caça aos lobos, mas atualmente é um nobre cão de companhia.
Cultura
A cadela Nobs, cujo ganido serviu de "vocais" para a música "Mademoiselle Nobs", do filme do Pink Floyd Live in Pompeii, era da raça Borzoi.
( Postado por Kikyou )
Nenhum comentário:
Postar um comentário